1.
Dê Voz às Pessoas
Escute
o que seus funcionários falam. E não apenas ouça – implemente as idéias que
eles têm, dando-lhes crédito por essas contribuições. Como líderes, devemos
saber qual é melhor alternativa para determinados desafios, mas geralmente
é bem melhor deixar que seus funcionários digam quais são as
alternativas mais adequadas e reconhecê-los por isso.
2
– Remunere os Funcionários de Forma Justa
Você
deve ter o básico em termos de remuneração e benefícios funcionando de forma
adequada, pois caso contrário, todos os seus esforços para construir
uma cultura voltada para as pessoas vão parecer insinceros.
3-
Reconheça e Premie
Você
destaca e celebra o trabalho bem feito dos seus funcionários? Esse é uma forma
fácil de fazer as pessoas sorrirem. Deixar os funcionários felizes não precisa
custar um monte de dinheiro. As pessoas querem se sentir valorizadas.
4
– Crie um Plano de Carreira
Os
funcionários valorizam um sentimento de progresso em suas
carreiras. Praticamente todos na empresa querem sentir que têm espaço para
crescer, não importa se sua organização tem 2 ou 2.000 pessoas.
5
– Brinque com Títulos Criativos
Títulos
de cargos são baratos. Sua recepcionista pode ser Diretora de Primeiras
Impressões. Soube de uma empresa que tinha uma funcionária dedicada
full-time ao clima organizacional. Seu título era Rainha da Diversão e da
Gargalhada (Queen of Fun and Laughter). Pelo que me consta ela ainda tem esse
cargo.
6
– Abra Espaço para a Diversão
Apóie todo
e qualquer exercício de team-building, por mais doido que seja.
Um determinado CEO lançou um desafio através do jogo “assassino” no andar
de seu call-center e deu aos times participantes oito semanas para
solucioná-lo. Ofereça pequenas atividades que fazem as pessoas
quebrarem suas rotinas e curtirem o que fazem. Não importa qual seja o cenário.
7
– Alinhe Discurso e Prática
Você
tem que jogar pelas mesmas regras que todos os demais, mesmo quando não é
conveniente. É importante que, como líderes, nos coloquemos no mesmo nível que
todos os demais, pois efetivamente estamos no mesmo nível. Não somos
diferentes.
8
-Envie Mensagens Escritas à Mão
Numa
determinada empresa todo funcionário na data de aniversário de sua contratação
recebe uma mensagem do CEO em sua residência. O CEO recebe uma lista do RH que
informa há quanto tempo cada funcionário está com a empresa e também fornece
algum detalhe pessoal sobre eles. Pode ser que destaque que o filho de X
ganhou o Campeonato Infantil de Futebol. E aí ele vai escrever: “Congratulações
pelos seus cinco anos conosco. À propósito, ouvi boas novas sobre o Joãozinho:
não é fantástico que ele tenha conquistado o campeonato este ano?” – Não se
esqueça de dar um tom pessoal. Isso não tem preço.
9
– Crie Tradições
Você
precisa criar tradições. Por exemplo, uma empresa Y tem anualmente um show de
talentos com juízes e tudo mais. Em Agosto passado já estavam em sua sexta
edição. As pessoas ficam ansiosas na expectativa de participar destas tradições.
10
– Lidere com o Coração
No
final das contas, a cultura organizacional é um reflexo de seus valores
pessoais. Compartilhe com as pessoas sua compaixão e sua empatia pela vida
delas. Este vai ser o seu legado. Inesquecível.
Fonte: Alliance Coaching
Enviado
por:
Andressa Rigotti Heinemann
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