Calma calma, vamos entender um pouco mais...

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Competição ou cooperação?

Texto enviado pelo leitor Flávio Silveira

http://4.bp.blogspot.com/-sko2fFqnf1U/TiBUs5S6oWI/AAAAAAAAAFA/GiksQuqvz74/s1600/motivar.jpgAlgumas empresas estão investindo mais em suas equipe de trabalho. Os funcionários passaram a ser "colaboradores" e os programas motivacionais são ampliados.

O desempenho profissional começa a reformular o capital humano das empresas, mas a base da filosofia capitalista é o lucro, que gera uma corrida desenfreada em busca do sucesso profissional e pessoal, ignorando o meio de alcançá-lo.
O entusiasmo é confundido com a necessidade de sermos melhores que  o outro.  Enquanto poderíamos ultrapassar nossas próprias limitações, somos estimulados a "vencer" a qualquer preço.
A cooperação é a interação biológica capaz de nos fazer sobreviver como espécie. A atmosfera gerada pela competição nos impede de perceber o quanto precisamos nos unir.



Nas palavras do psiquiatra José Angelo Gaiarsa, temos um esclarecimento sobre a força do "grupo" diante da "individualidade", valorizando os múltiplos olhares:

"...como os indivíduos são todos diferentes entre si, um grupo vê muito mais - de muitos modos, de muitos ângulos distintos, de muitas distâncias - do que uma pessoa isolada, por boa observadora que ela seja..."


A construção de um mundo melhor, mais solidário e generoso, passa pela necessidade que trazemos de nos aproximarmos do outro, como nosso aliado. Ainda nas palavras iluminadas de Gaiarsa:

"Nunca os seres humanos dependeram tanto uns dos outros quanto hoje. Constituímos uma rede econômica, de transportes, de produção, de consumo, de comunicação; mantemos um nível de trocas, de objetos, de serviços e mensagens inédito."




 Através da convivência pacífica e fraterna, somos capazes de gerar aprimoramento humano, intelectual e moral na sociedade. A ferramenta para essas relações é o Amor, obviamente! Amor com A maiúsculo sim, porque é o Amor puro, incondicional, que nos capacita para vivermos unidos.


Blog Amar-elo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário