Calma calma, vamos entender um pouco mais...

sábado, 6 de novembro de 2010

Seleção por Competências x Competências para Seleção.

Hoje em dia muito tem se falado sobre seleção por competências, mas será que realmente sabemos identificá-las? É necessário um amplo conhecimento e principalmente sensibilidade para obtermos sucesso. As vantagens para as empresas realmente preparadas são muitas, entre as quais destaco:

* maior objetividade, processo sistemático;
* maior facilidade na avaliação do desempenho futuro;
* maior garantia de uma contratação de sucesso;
* maior adequação do profissional à empresa;
* turnover mais baixo, maior produtividade.


A seleção por competência vem ganhando merecido espaço, pois hoje valorizam mais as características pessoais do indivíduo do que as técnicas. As pessoas mais procuradas são as competentes com habilidades técnicas, políticas e comportamentais que atinjam resultados, compartilhem valores, planejem, liderem, organizem, controlem e satisfaçam os requisitos na execução de seu papel na empresa.

E os recrutadores, têm as competências necessárias para o oficio? Em conversa informal com amigos da área, e pelo calor que o tema desencadeou diria que: em parte... Pelo que percebi na troca de informações, a grande parte das empresas gostaria de selecionar desta forma, mas efetivamente não o fazem, ou pensam que fazem. Tudo em função da falta de qualificação do seu quadro de recrutadores, ou mesmo do desconhecimento do que realmente são competências.

É preciso repensar todo o processo desde a triagem de currículos, à entrevista final com o gestor responsável, capacitando-os e os conscientizando de sua importância para que os resultados sejam realmente efetivos e reflita de forma tangível à organização. 

Este vídeo é de uma entrevista com a Maria Rabaglio, que torna o tema bem menos bicho-papão:




Maria Odete Rabaglio - Seleção por competências  

Nenhum comentário:

Postar um comentário