Calma calma, vamos entender um pouco mais...

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Como ter êxito em RH por Dave Ulrich


Encontrei essa reportagem falando sobre o estudo de um dos maiores profissionais de RH (Sic) a nível mundial, onde ele trata sobre competências que devem ter os profissionais da área para obter o sucesso. Entendo o estudo como extremamente válido, porém percebo alguns pecados na sua condução, ou mesmo superficialidade em alguns pontos. Entretanto, nos traz excelente objeto para debate: nossa importância, forma de atuar, inserção no mercado e desenvolvimento das nossas atividades, cada vez mais valorizadas em ambientes competitivos. Aproveitem a leitura e tirem suas conclusões sobre essa abordagem.

O texto foi extraido da  IECO - Página de economia do Jornal Clarin da Argentina. Para facilitar, traduzi o texto, mas no link temos o original para quem preferir.

 Título original: Cómo ser un profesional exitoso en la área de RR.HH
Por Andrés López
Activista creíble: el que inspira confianza. Según Ulrich, es la competencia más valorada en un profesional de Recursos Humanos.Alguns o consideram guru, um acadêmico de classe mundial. E, as revistas especializadas em negócio o apresentam como a pessoa mais influente em Recursos Humanos em todo o mundo. Em qualquer caso, Dave Ulrich sempre tem uma nova teoria ou investigação para compartilhar.
Ulrich visitou a Argentina para apresentar os resultados de seu último estudo sobre competências em Recursos Humanos, sendo a maior pesquisa do mundo sobre o tema. Nesta edição participaram mais de 20 mil entrevistados nos cinco continentes. Estabelecendo um modelo de seis competências gerais que se destacaram nos melhores profissionais de RH.


A nível regional, Ulrich contou com a colaboração da IAE Business School. No caso da Argentina, participaram 631 pessoas, entre profissionais de RH e Executivos de outras áreas relacionadas ao negócio.
Ulrich concedeu entrevista exclusiva ao iEco para compartilhar os resultados desse trabalho, de onde surge que o “Ativista fiável” é a competência mais valorizada para um profissional de RH.

Em outras edições o chamávamos de “credibilidade pessoal”. É a qualidade de conquistar a confiança de outros. Antes, isso se entendia como confiar na pessoa.  Agora far-se-á necessário que esses profissionais sejam percebidos como executivos que geram confiança para realizar aportes concretos ao negócio. De certa forma, ser um “ativista fiável” implica ser capaz de gerar resultados. Esse domínio foi o melhor avaliado dos seis, tanto a nível mundial como na América Latina. 

No questionário se observa que o RH é considerado uma área de suporte, parecido com o que acontece com o T.I. Nas empresas ainda não se dão conta da importância do aporte que se realizam, até que estejam ausentes. Ainda assim, o estudo mostra que quase ninguém na organização observa e entende como repercute no negócio o que faz o RH.  

Por outro lado, às vezes, os profissionais de RH não têm visão e compreensão adequada do negócio, nem são vistas como verdadeiros aliados das pessoas. 

- É necessário participar de experiências onde se partilhe confiança com o chefe, ou mesmo com outros executivos de mesmo nível. Por exemplo: é necessário ter ao menos 5 experiências de trabalho em equipe com o CEO, ou seus pares, resolvendo problemas relacionados ao negócio de forma concreta , como poderia ser um plano bem sucedido de sucessão de um diretor.

- É fácil incorporar estudos de estratégia, negócios e outros em aula. Entretanto, aprender a relacionar-se e ser polido, político dentro de uma organização é mais complicado. Todavia, nos últimos anos, os profissionais de RH se preocuparam em atuar como “ativistas fiáveis”. Agora estão se focando no trabalho de desenvolvimento das capacidades, a mudança, inovação, integração e competências tecnológicas.
-Deve converter-se em um agente estratégico. Os que mais avançarão em suas Carreiras, serão os que alcançarem além dos limites de suas organizações.

- As empresas ligadas à indústria de segmentos onde a concorrência é mais acirrada, são as que melhor trabalham o desenvolvimento desses lideres. Isso, deve-se ao contexto de rápido movimentação e amplas mudanças continuadas, que exigem mais dos seus Recursos Humanos, expondo cada vez mais o trabalho desenvolvido por seus executivos, demandando de habilidades que permitam reacionar com dinamismo aos desafios apresentados, como no caso do varejo e call center’s . Em contraste, muitos nos apresentam comprometidas e outros nem tanto com essa nova abordagem. 

-Entendemos que os profissionais de Recursos Humanos talentosos podem surgir em distintas áreas, como Marketing, Finanças ou mesmo T.I.

As competências mais procuradas segundo o estudo são:

Agente estratégico: Interpreta holisticamente o contexto comercial.
Ativista Fiável: Conquista confiança através do resultado.
Desenvolvedor de capacidade: alinha estratégia, cultura, praticas e condutas.
Promotor de mudanças: Inicia e sustenta uma mudança.
Inovador e integrador de Recursos Humanos: Desenvolve o talento, estrutura a organização e suas práticas de comunicação.
Proponente de tecnologia: conecta pessoas através de tecnologia.  

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